o s c a r B U Z Z

terça-feira, janeiro 31

Injustiças

Aindanão vi muitos filmes, mas já dá para falar em injustiças entre os indicados ao Oscar. Aqui eu não levo em conta as chances reais de cada indicado, mas o merecimento e a elegibildade. Vamos lá:

filme
A grande injustiça é a ausência de Marcas da Violência, filmaço de David Cronenberg, que merecia, inclusive, ganhar o Oscar. Outro belo filme que não emplacou foi A Lula e a Baleia, de Noah Baumbach. Um filme que não tinha chances de indicação, mas que poderia tranqüilamente estar entre os melhores do ano é a estréia de Mike Mills, Impulsividade, ótimo filme. Acho que King Kong sofreu preconceito. É um filmão. Os estrangeiros Reis e Rainha, Caché, A Menina Santa e 2046, todos elegíveis, seriam ótimas escolhas.

direção
Mais ou menos as mesmas ausências da categoria anterior: David Cronenberg, por Marcas da Violência, genial, e para a vitória, encabeça a lista. Os indies Noah Baumbach e Mike Mills seriam grandes escolhas. Peter Jackson, com um filme tão hollywoodiano, tão clássico e tão bom, é outra grande ausência. E há os estrangeiros Arnaud Desplechin, Michael Haneke e Lucrecia Martel. Outro diretor estrangeiro que fez um belíssimo trabalho é o Wong Kar-Wai.

ator
Cillian Murphy, ótimo em Café da Manhã em Plutão, seria um excelente adendo. A bela - e discreta - performance de Ralph Fiennes, em O Jardineiro Fiel, também merecia ser lembrada. Matthieu Almaric, de Reis e Rainha, e Daniel Auteil, por Caché, são duas ótimas interpretações. E por que não o Tony Leung Chi-Wai, em 2046? Lou Taylor Pucci, o chupa-dedos de Impulsividade, seria um grande indicado. Outro nome bom seria Bill Murray, por Flores Partidas. E o grande ator do ano é Mickey Rourke, em Sin City.

atriz
Naomi Watts só não foi indicada porque King Kong não foi levado a sério, apesar dos elogios. É uma interpretação maravilhosa, assim como a da francesa Emmanuelle Davos, no espetacular Reis e Rainha. A menina María Alche, ótima em A Menina Santa, também poderia ter uma vaguinha.

ator coadjuvante
De Batman Begins, surgem as ótimas performances de Cillian Murphy e Michael Caine. Jeff Daniels, apesar da campanha como protagonista, é coadjuvante em A Lula e a Baleia. Merecia estar aqui, embora o garoto Owen Kline merecesse muito mais. Jeffrey Wright, ótimo em Flores Partidas, e Vincent D'Onofrio, mais que ótimo em Impulsividade, foram injustamente esquecidos.

atriz caodjuvante
Sem dúvida, a grande ausência é a Maria Bello, por Marcas da Violência, que seria séria candidata à vitória. Laura Linney, por A Lula e a Baleia, seria uma ótima opção, grande atriz. E eu acho maravilhosa a histeriquinha Dakota Fanning, em Guerra dos Mundos.

roteiro original
Uma bela opção seria Flores Partidas. E os estrangeiros Reis e Rainha, Caché, A Menina Santa e 2046.

roteiro adaptado
Impulsividade, primeiro. Filmaço! Guerra dos Mundos, um filme cheio de nuances. E King Kong, por quê não? Outro belo filme é Mistérios da Carne.

7 Comments:

  • Graças a Deus Dakota Fannig ficou de fora.

    E Reis e Rainha, 2046 e Ponto Final são os filmes que mais me fazem falta.

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 31, 2006 3:31 PM  

  • Eu ainda a colocaria para gritar na cerimônia. A menina é boa demais...

    By Blogger CHICO FIREMAN, at janeiro 31, 2006 4:10 PM  

  • chicoliscious, quando eu entrei aqui hj depois do oscar e vi q tu tinha tirado a keira knightley eu quase fui até o aeroporto comprar uma passagem para salvador só para ir chutar o teu traseiro. mas como eu tenho q trabalhar bastante esta semana (já q perdi a estagiária), vou t deixar escapar somente com uma advertência por escrito. q isso não se repita, hein?

    bjs

    ps: bá, tu AMA esse mala desse cilian murphy, hein? ;-)

    By Blogger f., at janeiro 31, 2006 4:29 PM  

  • Li em algum lugar que "Menina Santa" estava inelegivel...Já "Misterios da Carne" fiquei seriamente incomodado com o filme...

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 31, 2006 4:38 PM  

  • Pois é, Fer, nem me fale da Keira.

    O Cillian está genial em Plutão. E é um dos meus coadjuvantes favoritos em Batman Begins. Nunca tinha dado muita bola pra ele.

    A Menina Santa está na lista de elegibilidade da Academia, Marfil.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at janeiro 31, 2006 5:32 PM  

  • Aliás "Plutão" é um filme delicioso, curioso e criativo...Cillian me parece muito promissor! Outra injustiça marcante é Brenda Blethyn por "Orgulho e Preconceito"...

    By Anonymous Anônimo, at fevereiro 01, 2006 3:25 PM  

  • Chico, não sei se tu sabe mas só pra avisar. Tem um site aí que está fazendo um concurso dos vencedores do Oscar, cujo prêmio são 50 DVDs!. Acredito que devas estar interessado...

    o link é o seguinte:

    http://www.efilmcritic.com/feature.php?feature=1704

    By Blogger Christopher Faust, at fevereiro 03, 2006 8:07 PM  

Postar um comentário

<< Home


 
online