o s c a r B U Z Z

terça-feira, dezembro 13

Depois do Globo de Ouro, mudou tudo... ou quase



O Globo de Ouro chegou para organizar as coisas na corrida para o Oscar. Um filme reafirmou sua condição de frontrunner, outros viram suas candidaturas enfraquecerem (e, em alguns casos, evaporarem) e mais alguns que andavam meio desacreditados viram suas campanhas cristalizadas com essa ou aquela indicação. O favorito, todo mundo sabe, é Brokeback Mountain, que pelo email de divulgação que chegou para mim, deverá receber o título de O Segredo de Brokeback Mountain no Brasil. O filme de Ang Lee derrubou todos os concorrentes e, o mais importante, derrubou todos os preconceitos: um filme de temática gay e um filme que ganhou um dos principais festivais de cinema, o de Veneza.

Ao ver seus principais concorrentes sendo derrubados pelas críticas e pelos prêmios, Brokeback Mountain somente concorre contra si mesmo. O perfil conservador do acadêmico médio pode não achar muito legal dar o prêmio para um filme sobre amor entre dois homens, mas Ang Lee é tão clássico e sóbrio no tratamento que dá à história que esse preconceito pode aparecer diluído. O prêmio ainda é duvidoso, mas a indicação é mais do que certa.

Brokeback Mountain conseguiu as esperadas indicações para melhor diretor, ator (Ledger parece confirmadíssimo no Oscar), atriz coadjuvante (Williams, outra favorita), roteiro, trilha e canção. Jake Gyllenhaal perdeu a chance de Ter sua candidatura reforçada, mas não está fora do páreo, embora perca na comparação com o impacto da performance de seu colega de elenco. Mas que filmes devem acompanhar o de Ang Lee entre os indicados ao Oscar? A lista que já teve candidatos esdrúxulos como The Family Stone, está cada vez menor.

O quadro dos últimos prêmios (National Board of Review, Nova York, Los Angeles, Broadcast Film Critics e Globo de Ouro) indica que Good Night, and Good Luck., do George Clooney, deve ser o segundo filme com vaga garantida entre na categoria principal na noite do Oscar. Impressionante já que o filme é em preto-e-branco, característica da qual os acadêmicos adoram passar longe (com a exceção de A Lista de Schindler, há 12 anos). O principal marketeiro do filme é seu diretor: Clooney é imensamente carismático (foi indicado como coadjuvante por Syriana –e tem chances) e se formou um consenso sobre a qualidade de seu longa, que realmente é muito bom. Parece ser o único a ameaçar uma vitória sobre Ang Lee.



David Strathairn, de Good Night, and Good Luck., disputava com Eric Bana, de Munique, uma das vagas entre os melhores atores e, ao que parece, está conseguindo. A performance de Bana não impressionou ninguém. Até agora não houve menção enquanto Strathairn aparece em várias listas. Ainda no filme de Clooney, Frank Langella viu um prêmio voltar a dar esperança de indicação, embora tenha sido apenas um prêmio. Os coadjuvantes do filme de Steven Spielberg tiveram sorte pior: ninguém foi mencionado, nem sequer o cotado Geoffrey Rush.

Se Schindler rompeu barreiras em 1993, Munique não deve fazer o mesmo neste ano. Steven Spielberg viu hoje seu filme nem sequer ser indicado ao Globo de Ouro - e olha que aqui há duas categorias para melhor filme. A exclusão ajudou a derrubar suas pretensões de vitória. A campanha agora deverá se concentrar em conseguir a indicação. O King Kong de Peter Jackson, que vinha crescendo nas apostas apesar de não ter ganho nada além de citações, também não apareceu na lista. E agora, o que pensar? Quem vai pra lista do Oscar? O curioso é que tanto Spielberg quanto Jackson estão na lista de melhor diretor do Globo de Ouro. Munique, no entanto, foi absolutamente esquecido nas categorias de elenco, nas quais eram bastante lembrado, assim como King Kong, cujo resultado esvaiu as chances de Naomi Watts.

Outro filme que estava bem no ranking foi esquecido na categoria principal do Globo de Ouro e – o mais grave – entre os diretores também. O tétrico Crash, filme ruim com pretensões de denúncia social, ganhou apenas as certeiras indicações de roteiro e ator coadjuvante para um insosso Matt Dillon. Memórias de uma Gueixa, que já não vinha bem das pernas, foi sepultado de vez com a citação solitária da Zhang Ziyi, que não é muito certeza, não, e uma de trilha sonora. Nem Gong Li? Bem, ela apareceu em alguns prêmios, mas nada que fosse muito animador. O que pode ajudá-la é que a categoria de atriz coadjuvante geralmente tem indicadas bem diferentes na comparação Globo de Ouro-Oscar.

A exclusão de A Luta pela Esperança na lista do Globo de Ouro veio a calhar quando algumas pessoas começavam a querer ressucitá-lo para o Oscar. Apenas Paul Giamatti, que está forte entre os coadjuvantes, e Russell Crowe, ainda incerto entre os protagonistas, foram lembrados. Para mim, já está fora. O Novo Mundo naufragou com a estréia monumentalmente: apenas trilha sonora. Para mim, está fora demais. Capote, que vinha crescendo nas apostas para a categoria principal, também não emplacou. Acho que é um filme para outros quesitos: Philip Seymour Hoffman deve ganhar o Oscar de ator e Catherine Keener, mesmo não indicada ao Globo de Ouro, está fortíssima. Surpreendeu a ausência em roteiro, o que deve ser corrigido no Oscar.



Quem ganhou com as indicações do Globo de ouro foram, em primeiro plano, três filmes: 1) O Jardineiro Fiel, que está com chances impulsionadas em melhor filme e melhor diretor, sobretudo diante do fracasso dos outros contenders. Fiennes não foi indicado, mas Weisz aparece na lista das coadjuvantes, o que reforça e muito sua candidatura; 2) Marcas da Violência, que mesmo não tendo Cronenberg entre os diretores, marcou pontos. Maria Bello, que faz campanha como coadjuvante, apareceu entre as protagonistas. Acho que se trata de uma indicação certa (como coadjuvante). William Hurt, mesmo não indicado ao Globo de Ouro, não perde as chances; e 3) Match Point, que andava tão desacreditado, surgiu com citações em filme, direção, roteiro e atriz coadjuvante, Scarlett Johansson, que deve ser indicada até pelo fato de terem esquecido dela em Encontros e Desencontros.

A Lula e a Baleia apareceu bem: comédia (mais ou menos, né?), ator e atriz. Não foi indicado em roteiro, mas é nesta categoria mesmo que suas chances foram reforçadas pelas indicações. Walk the Line apareceu com o básico e inevitável: comédia, Phoenix e Whitterspoon. Acho muito difícil ultrapassar as barreiras dos quesitos de elenco e Phoenix e Whitterspoon não são mais tão favoritos. Sra. Henderson Apresenta fez o mesmo caminho, mas só emplaca melhor filme se a campanha pós-Miramax dos Weisntein convencer a Academia. Isso já funcionou antes e como filmes bem piores. Judi Dench e Bob Hoskins me parecem certos.

E funcionou. Orgulho e Preconceito, vendido como comédia, emplacou filme e atriz. Keira Knightley é fortíssima candidata ao Oscar e o roteiro deve emplacar também. Os Produtores me parece opção para fechar a lista. A inclusão de Will Ferrell entre os coadjuvantes não deve dar em nada (Nathan Lane também tem míseras chances). A candidatura de Uma Thurman acabou. Transamerica deu indicação a Felicity Huffman, certeza no Oscar, mas Charlize Theron, mesmo lembrada por Terra Fria, ainda não me parece uma aposta certa. Frances McDormand, grande atriz, teve as suas chances reforçadas como coadjuvante no mesmo filme. A estratégia do estúdio de mover Diane Keaton para coadjuvante por The Family Stone fracassou completamente. Não foi indicada a nada e o Globo de Ouro só fez confirmar isso. Somente deverá aparecer no Oscar por milagre. E ainda viu a Sarah Jessica Parker na lista do Globo de Ouro!

A indicação de Terrence Howard, como melhor ator por Hustle & Flow, parece cada vez mais certa, outras nem tanto. Shirley MacLaine saiu do limbo no Globo de Ouro, mas parece ainda muito frágeis suas chances como coadjuvante por Em Seu Lugar. A indicação de Cillian Murphy por Café da Manhã em Plutão não deve dar em nada (infelizmente), como a de Gwyneth Paltrow, em A Prova, ou a de Johnny Depp, em A Fantástica Fábrica de Chocolate, que não elegeu o favorito de sempre do Globo de Ouro Danny Elfman entre as trilha sonoras. A Noiva-cadáver, por sinal, também foi misteriosamente esquecido entre as canções. Pierce Brosnan por O Matador? Nããão... Digam até logo para Joan Allen e Kevin Costner (A Outra Face da Raiva), pelo menos por enquanto, Craig T. Nelson (The Family Stone), Clifton Collins Jr. (Capote) e Q’Orianka Kilcher (O Novo Mundo). Mas eu ainda acho que Amy Adams (Junebug) pode surpreender.

Até sexta, nova rodada de previsões.

18 Comments:

  • Brokeback é favorito. Mas seus votos podem se dividir entre Good Night e Marcas da Violência, outros da linha "independente e favoritos da crítica". Nesse meio, surge O Jardineiro Fiel, mais clássico, como dark horse. Tem seus fãs entre os votantes. Quem sabe?
    Entre os diretores, a mesma divisão. Mas acho Ang Lee mais do que certo.

    No mais, vão os outros early picks nas outras categorias:

    FILME COMÉDIA OU MUSICAL - Walk the Line

    ATRIZ DRAMA - Felicity Huffman, "Transamerica"

    ATOR DRAMA - Heath Ledger, "Brokeback Mountain" (só pode perder para o Philip Seymour Hoffman)

    ATRIZ COM OU MUS - Reese Witherspoon, "Walk the Line"

    ATOR COM OU MUS - Joaquin Phoenix, "Walk the Line"

    FILME ESTRANGEIRO - "Tsotsi"

    ATRIZ COADJ - Rachel Weisz, "The Constant Gardener" (talvez, Scarlett Johansson)

    ATOR COADJ - Matt Dillon, "Crash" (a categoria mais difícil de todas)

    ROTEIRO - George Clooney & Grant Heslov, "Good Night, And Good Luck"
    (talvez, Paul Haggis & Bobby Moresco, "Crash")

    MÚSICA - "A Love That Will Never Grow Old" -- "Brokeback Mountain"
    Music by: Gustavo Santaolalla

    TRILHA DRAMA - Gustavo Santaolalla, "Brokeback Mountain" (talvez, James Newton Howard, "King Kong")

    Adoro essas coisas!!!!!!!
    Não tenho a mínima idéia na maioria, mas vamos lá. Aposto R$ 50,00 em cada uma das minhas categorias. Aceita? =)

    Abração.

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 13, 2005 1:51 PM  

  • Isso só pq escrevi pouco no comment anterior. =)

    Esqueci de dizer que nunca vi previsões tão certeiras de Globo de Outro. Só vi o post de baixo, depois. Tá craque em buzz.

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 13, 2005 1:58 PM  

  • Crash, Munique e, principalmente, Novo Mundo cairiam muito nas minhas apostas, caso as fizesse hoje.

    O filme do Cronenberg foi fortalecido com essa indicação, na minha opnião, e acho que o próprio pode levar uma indicação a diretor no Oscar. Mas a Maria Bello, afinal, pode ser indicada ao Oscar como protagonista ou coadjuvante?

    Good Night and Good Luck foi traduzido ao pé da letra aqui, e aposto muito nele nas categorias principais (filme, diretor, roteiro e ator).

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 13, 2005 2:14 PM  

  • Gostei de lembrarem Jardeneiro Fiel, que já estava bem desacreditado. Não sei como apostaram tanto em King Kong e em Naomi Watts, nunca acreditei que fosse indicado. Acho que Ang Lee ganha o Oscar de diretor, já filme não sei.

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 13, 2005 2:26 PM  

  • É, eu vi, Rodrigo. Achei uma boa opção de título.

    A Maria Bello, acho que é coadjuvante (como vinha sendo considerada). A indicação do Globo de Ouro serve também para preencher a necessidade de dez protagonistas.

    Layo, a categoria filme dramático foi uma tragédia... hehehe. Em breve, coloco meus favoritos. Vamos apostar, sim. Não precisa ser dinheiro. Adoro estas brincadeiras.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at dezembro 13, 2005 2:28 PM  

  • Ed, eu acho que "King Kong" vai ser indicado a melhor filme. Mas vou deixar para dar certeza amanhã, quando vir o filme.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at dezembro 13, 2005 2:32 PM  

  • Se a tradução literal de Good Night and Good Luck foi uma boa idéia, o mesmo não pode ser dito de Brokeback Mountain. Que lixo esse título! Me recuso!

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 13, 2005 2:49 PM  

  • Também achei. "O Segredo da Montanha" seria melhor.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at dezembro 13, 2005 3:15 PM  

  • honey, acabo de escrever minhas impressões sobre as indicações de hj, aí chego aqui e a gente concorda em quase tudo! q sem graça, vão achar q a gente anda copiando um do outro, hehehe...

    mas, pra não dizer q a gente tá idêntico, eu acho q a gwyneth tem chances na cateoria melhor atriz no oscar, sim. geralmente é uma categoria com menos pretendentes, e o papel dela ajuda. além disso, o fato de ser ex-vencedora tbm dá um boost nas pretensões dela.

    ah, eu odeio os títulos dos filmes em portugês. todos. esse do brokeback mountain é pra foder com negrão, pelamordi! vou continuar chamando tudo pelo original, como eu sempre fiz, mesmo.

    beijos!

    By Blogger f., at dezembro 13, 2005 3:44 PM  

  • Eu gosto de adotar o título brasileiro até para facilitar a pesquisa de quem aparece no blogue. Mas há inúmeros títulos tétricos.

    Não ponho fé na Gwyneth não. Acho que as atrizes da categoria comédia/musical vão dominar o Oscar:

    Knightley + Whitterspoon + Dench + Huffman + alguém entre Theron, Ziyi ou Allen.

    Se nossas visões estão tão parecidas, ano que vem podemso fazer um blogue juntos.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at dezembro 13, 2005 4:07 PM  

  • "A Lula e a Baleia" é comédia ?!?!? Uau! Já "Orgulho & Preconceito" parece que emplacou sua candidatura e Terrance Howard deve ser indicado de alguma forma...Notei também que o palestino "Paradise Now" vêm crescendo na campanha de estrangeiro...Detalhe: Saiu a lista dos criticos de São Francisco: deu Munich...

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 13, 2005 4:23 PM  

  • vocês não acham que esqueceram de BROKEN FLOWERS e de Bill Murray?

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 13, 2005 4:26 PM  

  • No Cinema com Rapadura chamam o filme de BROKEBACK MOUNTAIN - UM AMOR PROIBIDO. Não sei se é esse título mesmo...

    By Blogger Ailton Monteiro, at dezembro 14, 2005 4:39 AM  

  • João, "Flores Partidas" não chamou tanta atenção nos EUA, acho que isso minou um pouco as forças dele.

    Ailton, o título que eu coloquei veio num release da distribuidora, falando do Globo de Ouro e dizendo que o filme estréia em fevereiro.

    Marfil, também acho estranha a classificação de "A Lula e a Baleia". Aconteceu o mesmo com "Sideways" no ano passado.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at dezembro 14, 2005 5:14 AM  

  • Outro que tem tradução é Walk the Line. Vai se chamar "johnny e june", acho... E "the Family Stone" virou "Tudo em Família".

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 14, 2005 11:10 AM  

  • Segredos, Montanhas ou Amores, Brokeback Mountain deveria ficar como está, com o título original (como fizeram com Cold Mountain e como deveriam ter feito com Vera Drake).

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 14, 2005 3:39 PM  

  • OFF POST: Chico, deixei como link desse comentário, a página do OSCAR que cita as canções elegíveis à categoria de canção. Bom divertimento!

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 15, 2005 4:33 PM  

  • Ah...Pior que o título de Brokeback é o de Walk the Line: "Johnny e June". Que especie de nome esquisito...

    By Anonymous Anônimo, at dezembro 15, 2005 4:35 PM  

Postar um comentário

<< Home


 
online