o s c a r B U Z Z

quinta-feira, janeiro 11

[os guilds, alguns prêmios e o retorno deste blogue abandonado]

Primeiro, perdão para os leitores do oscarBUZZ, mas o fim do ano passado, o início deste e os últimos dias foram um pouco atribulados - isso sem contar minha preguiça - e isso aqui ficou às moscas. Mas eu estive vendo tudo por aí e chegou a hora de compartilhar minhas idéias com vocês. Hoje, eu diria que Martin Scorsese e seu Os Infiltrados, aqueles que muitos disseram que não era um filme de Oscar, é quem mais tem chances de ganhar o Oscar deste ano. Está em praticamente tudo enquanto seus principais concorrentes, Babel, muito parecido com Crash para desespero de seu diretor que odeia o filme de Paul Haggis, Dreamgirls, que não foi o êxito que se esperava, e Cartas de Iwo Jima, esnobado por todos os principais guilds - e falado em japonês! Vamos aos guilds.



[pga - producers guild of america]

Babel, de Alejandro Gonzalez Iñarritu
Dreamgirls, de Bill Condon
Os Infiltrados, de Martin Scorsese
Pequena Miss Sunshine, de Valerie Faris & Jonathan Dayton
A Rainha, de Stephen Frears

[dga - directors guild of america]

Alejandro Gonzalez Inarritu, por Babel
Bill Condon, por Dreamgirls
Jonathan Dayton & Valerie Faris, por Pequena Miss Sunshine
Martin Scorsese, por Os Infiltrados
Stephen Frears, por A Rainha

Nunca uma lista do PGA pareceu tanto com uma lista de finalistas ao Oscar de melhor filme. Como de praxe, os filmes são todos considerados sucessos, cada um na sua esfera, e contam com um buzz poderoso. Faz tempo que estas duas listas não batem tão exatamente. A exclusão de Cartas de Iwo Jima poderia ter sido compensada por uma menção no DGA, que por sinal é um dos melhores termômetros para a categoria principal - mais ainda do que para melhor diretor -, mas o filme de Clint Eastwood falhou também e parece que sua candidatura ficou estacionada. No entanto, não é nada difícil que ele ou Paul Greengrass, por Vôo United 93, roubem a vaguinha do casal Dayton & Faris ou mesmo de Bill Condon. A possibilidade de A Conquista da Honra aparecer como finalista em uma destas categorias é remota.




[sag - screen actors guild of america]

ator

Forest Whitaker, por O Último Rei da Escócia
Leonardo DiCaprio, por Diamante de Sangue
Peter O'Toole, por Venus
Ryan Gosling, por Half Nelson
Will Smith, por À Espera da Felicidade

atriz

Helen Mirren, por A Rainha
Judi Dench, por Notas de um Escândalo
Kate Winslet, por Pecados Íntimos
Meryl Streep, por O Diabo Veste Prada
Penelope Cruz, por Volver

ator coadjuvante

Alan Arkin, por Pequena Miss Sunshine
Djimon Honsou, por Diamante de Sangue
Eddie Murphy, por Dreamgirls
Jackie Earle Haley, por Pecados Íntimos
Leonardo DiCaprio, por Os Infiltrados

atriz coadjuvante

Abigail Breslin, por Pequena Miss Sunshine
Adriana Barraza, por Babel
Cate Blanchett, por Notas de um Escândalo
Jennifer Hudson, por Dreamgirls
Rinko Kikuchi, por Babel

elenco

Babel
Bobby
Dreamgirls
Os Infiltrados
Pequena Miss Sunshine

A listas de melhor ator e ator coadjuvante deixaram confusa a situação de Leonardo Di Caprio. Acho que dificilmente ele será duplamente indicado em categorias distintas - já que o oscar não permite que o mesmo ator concorra na mesma categoria por dois filmes diferentes - e que seu nod mais possível será como protagonista. Entre Diamante de Sangue e Os Infiltrados, fico com o segundo, que deverá ter um bom punhado de indicações e que tem um buzz bem mais forte. O problema é que, se os votos se dividirem muito, Leo pode não ter número suficiente para emplacar. De qualquer maneira, isso abre espaço para consolidar as candidaturas de Jack Nicholson e Mark Wahlberg, que parece muito provável agora, como coadjuvantes.

A exclusão de Sacha Baron Cohen foi um alívio, mas as de Shareeka Epps e de Catherine O'Hara deixaram as duas com menos chances de indicação, embora a categoria de atriz coadjuvante sempre traga uma surpresinha. E acho que, caso haja mesmo, será uma delas no lugar da garotinha de Pequena Miss Sunshine ou de uma das atrizes de Babel. A lista de atrizes protagonistas parece cada vez fechada com estes cinco nomes. Cate Blanchett e Jennifer Hudson são os nomes mais certos.

Já entre os atores coadjuvantes, Jack Earle Haley parece assegurado, ao lado de Eddie Murphy, de pelo menos um dos infiltrados de Scorsese (Jack, claro) e, a meu ver, Djimon Honsou, em franca ascensão. Alan Arkin também parece perene, mas a empolgação não é tanta. Ele é ameaçado à distância por Brad Pitt ou Ben Affleck, mas Pitt está com uma candidatura das mais chibungas e Affleck não empolgou tanto quanto se esperava. A lista de elencos é quase igual a´s do DGA e do PGA, à exceção da inclusão de Bobby na vaga de A Rainha. Isso, de certa forma, indica que o filme de Frears é o mais fraco na corrida pelo Oscar de melhor filme. Já para o filme de Emilio Estevez, isso somente indica que ele contratou muita gente.




[wga - writers guild of america]

roteiro original

Babel, escrito por Guillermo Arriaga
Mais Estranho que a Ficção, escrito por Zach Helm
Pequena Miss Sunshine, escrito por Michael Arndt
A Rainha, escrito por Peter Morgan
Vôo United 93, escrito por Paul Greengrass

roteiro adaptado

Borat, escrito por Sacha Baron Cohen & Anthony Hines & Peter Baynham & Dan Mazer, Story by Sacha Baron Cohen & Peter Baynham & Anthony Hines & Todd Phillips
O Diabo Veste Prada, escrito por Aline Brosh McKenna
Os Infiltrados, escrito por William Monahan
Obrigado por Fumar, escrito por Jason Reitman
Pecados Íntimos, escrito por Todd Field & Tom Perrotta

A lista de originais parece bastante certeira, mas ainda acho que Volver ou Half Nelson guardem chances. Incrível como a candidatura de Volver murchou com o tempo. Parece que pode se limitar às indicações de filme estrangeiro e atriz. Eu não coinsideraria ainda O Labirinto do Fauno uma carta fora do baralho já que Del Toro vai ganhar de Pedro Almodóvar entre os filmes d'além-mar. Entre os adaptados, Borat é o único corpo estranho, apesar de ter chances - e parece que, apesar de seu megassucesso, só teria estas chances aqui - mas eu ainda acho que Notas de um Escândalo ou The Painted Veil têm boas chances de seduzir a Academia. Já Filhos da Esperança, não.




[asc - american sociey of cinematographers]

Dean Semler, por Apocalypto
Dick Pope, por O Ilusionista
Emmanuel Lubezki, por Filhos da Esperança
Robert Richardson, por O Bom Pastor
Vilmos Zsigmond, por Dália Negra

Nenhum dos prováveis indicados a melhor filme? Eu diria que a shortlist do Oscar vai ser radicalmente diferente desta aqui. Acho que Lubezcki é lock, mas os outros todos podem ser replaced pelos fotógrafos de Dreamgirls, Os Infiltrados, Babel, A Conquista da Honra ou Cartas de Iwo Jima. No entanto, essa lista pode ser vista como um indicativo do quanto os filmes mais cotados não empolgaram na área técnica. Será?



[the national society of film critics]

filme

1 O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro (34 pts)
2 A Morte do Sr. Lazurescu, de Cristi Puiu (31 pts)
3 Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood (29 pts)

direção

1 Paul Greengrass, por Vôo United 93 (21 pts)
2 Martin Scorsese, por Os Infiltrados (15 pts)
2 Guillermo del Toro, por O Labirinto do Fauno 915 pts)

documentário

1 Uma Verdade Incoveniente (26 pts)
2 Deliver Us From Evil (24 pts)
3 Shut Up & Sing (13 pts)

ator

1 Forest Whitaker, por O Último Rei da Escócia (54 pts) (9 tie)
2 Peter O’Toole, por Venus (54 pts) (8 tie)
3 Ryan Gosling, por Half Nelson (37 pts)

atriz

1 Helen Mirren, por A Rainha (94 pts)
2 Laura Dern, por Inland Empire (32 pts)
3 Judi Dench, por Notas de um Escândalo (25 pts)

ator coadjuvante

1 Mark Wahlberg, por Os Infiltrados (28 pts)
2 Jackie Earle Haley, por Pecados Íntimos (18 pts)
3 Alan Arkin, por Pequena Miss Sunshine (17 pts)

atriz coadjuvante

1 Meryl Streep, por O Diabo Veste Prada e A Última Noite (25 pts)
2 Jennifer Hudson, por Dreamgirls (22 pts)
3 Shareeka Epps, por Half Nelson (16 pts)

roteiro

1 Peter Morgan, por A Rainha (67 pts)
2 William Monahan, por Os Infiltrados (25 pts)
3 Eric Roth, por O Bom Pastor (15 pts)

fotografia

1 Emmanuel Lubezki, por Filhos da Esperança (66 pts)
2 Guillermo Navarro, por O Labirinto do Fauno (41 pts)
3 Xiaoding Zhao, por Curse of the Golden Flower (10 pts)

experimental

Inland Empire, de David Lynch

As menções a David Lynch são bem-vindas, embora não signifiquem muita coisa. De uma menira geral, os prêmios do NSFC, uma das quatro grandes associações de críticos, são meio over para o Oscar e parecem mais querer chamar atenção para si mesmos. Foram eles quem escolheram Babe, o Porquinho Atrapalhado como filme do ano, lembra? Então, a premiação do ótimo filme de Guillermo del Toro não deve ter muito significado e ele deve se restringir às categorias técnicas, talvez roteiro e trilha. Curioso ver O Bom Pastor entre os roteiros. Provável que o filme tenha fracassado nos prêmios pré-Oscar por ter sido lançado tarde demais.

4 Comments:

  • Não tenho certeza, mas acho que os diretores de "Pequena Miss Sunshine" são inelegíveis ao Oscar de Direção. Lembro-me que os irmãos Coen tiveram que se separar nos créditos de "Fargo" para poderem concorrer ao Oscar de Direção...Um ficou com o roteiro o outro com a direção. Há um caso parecido com "Sin City", onde o diretor foi até expulso do Guild por dividir os créditos de direção com o Tarantino...

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 12, 2007 1:32 AM  

  • Não é bem assim. No Oscar, dupla pode. Em 1961, Robert Wise e Jerome Robbins não só foram indicados como ganharam na categoria. Que eu saiba, os Coen não se separaram nos créditos pensando em Oscar não. Eles fazem isso desde 1984, com "Gosto de Sangue", que, convenhamos, não tem nenhum perfil de Oscar. E isso só mudou há pouco anos, quando eles passaram a assinar juntos a direção.

    No guild, realmente tem a limitação: dois diretores só podem assinar o mesmo filme se forem casados, caso de Dayton & Faris, ou irmãos, como os Coen.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at janeiro 12, 2007 3:44 AM  

  • Deixa de preguiça Chico (brincadeira).

    Olha vc aqui http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/659745.html

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 12, 2007 5:28 AM  

  • Eu já tinha visto. Pena que não deu pra ser entrevistado - foi muito em cima - e as infos foram todas em cima do blogue.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at janeiro 12, 2007 7:49 AM  

Postar um comentário

<< Home


 
online