o s c a r B U Z Z

domingo, janeiro 22

perspectivas Oscar 2005 - atriz




minhas apostas:

1 Reese Whitterspoon, por Johnny & June
2 Felicity Huffman, por Transamérica
3 Judi Dench, por Sra. Henderson Apresenta
4 Zhang Ziyi, por Memórias de uma Gueixa
5 Keira Knightley, por Orgulho e Preconceito

Com a vitória no Globo de Ouro, Reese Whitterspoon tem amplas chances de ganhar o Oscar de melhor atriz. Mesmo tendo vencido no setor musical ou comédia, sua principal rival interpreta um transexual, o que pode assustar alguns mais puritanos da Academia. Além disso, há o fato de Reese, sempre elogiada como atriz, ser muito popular e interpretar uma personagem real, um ícone (ou quase isso) musical. A indicação dela é a coisa mais certa desta categoria.

Felicity Huffman só corre contra o preconceito para ganhar o Oscar. Parecia ter poucas chances logo no começo das especulações, mas foi colecionando prestígio e prêmios. Sua vitória no Globo de Ouro foi sintomática, mas também parecia ser a´única opção num ano particularmente fraco para papéis de protagonistas em drama. A fama por Desperate Housewifes e o corajoso papel (o Oscar adora pessoas que passam por transformações físicas), devem ajudar na campanha. Outra indicação certa.

Judi Dench é uma ótima atriz, mas teima em aceitar papéis que não a desafiam. Tudo bem, nessa altura da vida não deve haver tantas ofertas assim. Em Sra. Henderson Apresenta, repete trejeitos com muita técnica e não abandona o modelo de velha-rabugenta-mas-de-bom-coração. Se o filme tivesse sido lançado pela velha Miramax, poderia sonhar mais alto porque ele é muito melhor do que coisas como Chocolate, pelo qual concorreu há alguns anos. Está na disputa com certeza, mas está longe de uma nova vitória.

Zhang Ziyi, por Memórias de uma Gueixa, surgiu como uma favorita, mas o fracasso do filme achatou sua candidatura. No entanto, a indicação para o Globo de Ouro e a do SAG reativaram suas chances de indicação. Ao mesmo tempo, outras concorrentes que estavam no mesmo nível de chances foram sendo deixadas de lado, como Joan Allen. Ziyi, que já deveria ter sido indicada por O Tigre e o Dragçao, pode se sair bem dessa disputa, mas sem chances de levar o Oscar.

A última aposta é arriscada. Entre Joan Allen, Charlize Theron e Keira Knightley, eu vou com a última, que foi muitíssimo elogiada por Orgulho e Preconceito, filme bem comentado para um diretor estreante, um roteiro clássico. E Keira foi um dos grandes motivos para essa performance. Linda, simpática e (agora) talentosa, tem o perfil de atriz que a Academia gosta de promover. Não tem chances de ganhar, mas pode muito bem ter seus momentos no Kodak Theatre.




6 Joan Allen, por A Outra Face da Raiva
7 Charlize Theron, por Terra Fria
8 Naomi Watts, por King Kong
9 Gwyneth Paltrow, por A Prova
10 Laura Linney, por A Lula e a Baleia

A Outra Face da Raiva é bem meia-boca, mas Joan Allen, numa interpretação de que eu particularmente não sou fã, foi elogiada. Querida pela Academia (três indicações), pode ser lembrada de novo. O empecilho é que o filme é bem velhinho (lançado no início do ano) e já foi esquecido. Charlize Theron tem um desafio maior: Terra Fria fracassou com a crítica. Será que o prestígio que ela ganhou com Monster salva sua candidatura? Pode ser, mas eu acho pouco.

Naomi Watts sofre com o fato de King Kong não ter emplacado nos principais prêmios porque sua performance é maravilhosa, merecia ganhar. Se o filme não foi assimilado, uma performance num filme de aventura dificilmente será. Gwyneth Paltrow tem todo seu carisma e prestígio, mas deve ficar de fora. A Prova foi pouco visto. E Laura Linney bem que poderia ter sido mais comentada e mais bombada na campanha publicitária. A Lula e a Baleia é ótimo e ela idem. Eles gostam dela, mas, aqui, parece sem chances. Quem sabe como coadjuvante?

5 Comments:

  • A disputa pela vitória vai ficar mesmo entre Reese e Felicity. Reese é a menina bonita e jovem no filme indicado a Melhor Filme (provavelmente). Felicity no melhor estilo oscar bait e ainda é sucesso na tv. A briga vai ser boa.
    Eu achei muito estranho o snub da Keira no BAFTA. Se eles não indicaram ela, não acho que o Oscar indica.

    By Blogger Felipe Rezende, at janeiro 22, 2006 8:09 AM  

  • Pois é, Felipe, mas eu ainda guardo esperanças.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at janeiro 22, 2006 10:04 AM  

  • Acabei de ver Walk the Line, eu gostei. Achei bem melhor que Ray. Porém, esse ano, tanto Joaquin quanto Reese, tem grandes concorrentes - Saymor e a Housewive. Também gostei da Keyra no Pride. Ela aproveita o quanto pode. Walk the line, é o "bonitinho" do ano. Acredito que acaba levando um premio. Apenas, não sei qual.

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 22, 2006 7:05 PM  

  • Acho que q maior possibilidade é a Reese como atriz.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at janeiro 23, 2006 10:00 AM  

  • ah, nesse post aqui a gente já divergiu um pouco... mas é q, por incrivel q pareça, essa categoria está mais imprevisivel q a de ator, o q é raro.

    By Blogger f., at janeiro 23, 2006 5:48 PM  

Postar um comentário

<< Home


 
online