o s c a r B U Z Z

quinta-feira, janeiro 18

[perspectivas: atriz coadjuvante]


1 (1) Jennifer Hudson, por Dreamgirls
2 (3) Rinko Kikuchi, por Babel
3 (2) Cate Blanchett, por Notes sobre um Escândalo
4 (4) Abigail Breslin, por Pequena Miss Sunshine
5 (9) Emily Blunt, por O Diabo Veste Prada

A ex-American Idol Jennifer Hudson é a favorita absoluta para levar o Oscar. Ganhou trocentos prêmios e agora está com a candidatura cristalizada com o Globo de Ouro, que deu três prêmios a Dreamgirls e o colocou renovado na disputa pelos quesitos principais. Além de elogiadíssima, teve a sorte de contar com uma personagem de mulher forte, o que conta muitos pontos na corrida pelos prêmios. Mais do que indicação certa, Jennifer tem quase um prêmio nas mãos.

Rinko Kikuchi é, atualmente, o nome mais forte de Babel, outro film e que andava mal das pernas e cresceu com o Globo de Ouro. Ainda que a HFPA tenha reforçado as candidaturas do filme, ainda duvido um pouco das chances de que duas atrizes do elenco serem indicadas. Acho que uma candidatura pode anular a outra e, se realmente acontecer essa disputa interna, Kikuchi, que faz uma deficiente física, outra coisa que o Oscar adora, sai ganhando.

Cate Blanchett é um nome bem forte, perene em quase todas as listas de indicados e nome bem caro à Academia. Sua indicação por Notas sobre um Escândalo me parece certeira, apesar de que o prêmio recente por O Aviador lhe tire as chances de uma vitória. Cate conta ainda com o fato de ter Babel, outro filme importante, no currículo do ano. É como se fosse uma obrigação ter a moça na lista.

Abigail Breslin falhou no Globo de Ouro, mas tem o credenciamento do SAG. Como Pequena Miss Sunshine resceu bastante nos últimos tempos, sua candidatura fica mais provável, embora ainda não esteja certa. As crianças não têm muita vez no Oscar, mas quando emplacam é com força: Anna Paquin ganhou de Winona Ryder, por O Piano e Keira Castle-Hughes, foi indicada como protagonista ao contrário do que vendia o estúdio, por Encantadora de Baleias.

A minha quinta aposta é bem arriscada. Por que Emily Blunt? Bem, primeiro porque Meryl Streep concorre como atriz, o que acaba com disputas internas. Segundo porque o O Diabo Veste Prada teve roteiro indicado pelo WGA, que mostra que o filme está sendo levado a sério. Terceiro, porque as corrida ainda está indefinida, o que pode deixar sua candidatura, mais possível. Quarto e último, porque esta categoria sempre reserva uma indicada surpresa em relação às listas do Globo de Ouro ou do SAG. É uma aposta, só isso.

6 (6) Adriana Barazza, por Babel
7 (10) Shareeka Epps, por Half Nelson
8 (5) Catherine O'Hara, por For Your Consideration
9 (11) Emma Thompson, por Mais Estranho que a Ficção
10 (8) Vera Farmiga, por Os Infiltrados

Ainda não consigo ver Babel com duas indicações na categoria apesar de ser um filme de elenco. E Rinko Kikuchi além de ser japonesa, algo mais valioso para a América do que uma mexicana, tem o fato da deficiência a seu favor. Adriana Barraza tem uma performance bem muito mais eficiente, a melhor do filme, mas menos premiável do que a da mocinha. Se o Oscar abraçar o filme de Iñarritu, a latina entra. Se Babel não for tão bem, do que eu não duvido, é ela quem sai.

Shareeka Epps apareceu em alguns prêmios, mas nenhum tão importante assim. Como Ryan Gosling deve conseguir mesmo uma indicação pode arrastar a menina com ele, mas será que Half Nelson é mesmo tão querido? Catherine O'Hara poderia bem ser a indicada-surpresa, mas sua candidatura miou um pouco sem apoio do guild ou do Globo de Ouro. Além disso, o filme não é tão popular quanto Prada ou Babel.

Emma Thompson estava cotadinha por Mais Estranho que a Ficção, mas perde espaço nos últimos tempos, não aparecendo em lugar nenhum nos precursores. Está no limite entre o bom e o exagerado, mas como já foi uma namoradinha inglesa da Academia, não é de se desprezar. Vera Farmiga é uma aposta pessoal, baseada, sobretudo, na força de Os Infiltrados. Só teve buzz, nenhum prêmio ou indicação relevante. Seria uma ótima supresa. Veremos.

1 Comments:

  • Tô tão apaixonado pela Emily Blunt que ficaria feliz com a surpresa da indicação. Mas eu queria mesmo era ver uma grande atriz como a Catherine O'Hara sendo reconhecida.

    By Blogger Antonio Santos, at janeiro 22, 2007 11:00 AM  

Postar um comentário

<< Home


 
online