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domingo, janeiro 29

Perspectivas Melhor Filme

perspectivas Oscar 2005 - filme




minhas apostas:

1 O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee
2 Boa Noite, e Boa Sorte., de George Clooney
3 Crash, de Paul Haggis
4 Johnny & June, de James Mangold
5 Capote, de Bennett Miller

O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, é o favorito absoluto ao prêmio e a indicação mais certeira. O filme ganhou praticamente tudo: PGA, DGA e Globo de Ouro, além dos outros da crítica. Não há muito o que falar. O maior temor, de ser preterido pelo preconceito (mesmo sendo um filme rodado com muita elegância), sumiu completamente diante do absoluto sucesso nos prêmios pré-Oscar. E ainda acho que o filme também serve como um ataque da Academia a George W. Bush.

Boa Noite, e Boa Sorte., de George Clooney, corre ao lado. Clooney é o querido da América, dos atores, da crítica. O filme ganhou um punhado de coisas, foi indicado para outras tantas, é um "filme importante" (trata do macarthismo) e tem uma qualidade técnica muito boa, o que deve garantir uma série de indicações.

Crash, de Paul Haggis, é o filme-evento do ano, aquele que se predispõe a enxergar e apontar verdades. A Academia adora cair nestas arapucas. Veja o caso do Michael Moore. O filme vem com o apoio da crítica e tem um alcance popular invejável para os demais candidatos. É muito mais provável que concorra aqui, onde todos votam, do que necessariamente entre os diretores, onde os finalistas são mais, digamos, refinados.

Johnny & June, de James Mangold, se beneficia com a recepção fraca para concorrentes fortes como os filmes de Spielberg e Jackson. O fato de ser uma biografia musical ajuda muito já que eles adoram filmes do tipo. Como ganhou o Globo de Ouro em comédia ou musical, as chances de indicação se cristlizam bastante já que o vencedor quase sempre aparece na lista do Oscar.

Capote, de Bennett Miller, é pequeno, sim, eu sei, mas é unânime. O comentário em torno do filme só fez crescer desde o começo das especulações. Por que ele falharia justamente no final? Indicado para o PGA, DGA, Globo de Ouro e vários outros prêmios, me parece ser o indie do ano. Tá, a maioria desta lista poderia, por um motivo ou por outro, ser classificado como indie, mas este ganha o título. Acho que a incerteza em relação a Munique dá a vaga final para ele.




6 Munique, de Steven Spielberg
7 O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles
8 A Luta pela Esperança, de Ron Howard
9 Marcas da Violência, de David Cronenberg
10 King Kong, de Peter Jackson

Não descarto totalmente Munique, de Steven Spielberg, que apesar da falta de apoio no pré-Oscar, vem com o pacote: diretor de respeito (se bem que isso vem e vai com o Spielberg) e tema histórico importante. O que deve decidir mesmo é a popularidade do diretor na Academia e a devoção aos outros filmes candidatos. Ainda há um clima de indefinição muito grande em torno desta categoria. Este clima pode fazer com que O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles, apareça entre os indicados. Sim, o filme tem prestígio, o diretor também e a crítica aprovou, além de ele ser bem popular.

A Luta pela Esperança, de Ron Howard, só se elege se um terremoto matar todos os outros concorrentes, mesmo assim o fracassdo filme do boxeador tem mais chances do que o excelente Marcas da Violência, de David Cronenberg, que parece só ter possibilidade de ser indicado como diretor, já que sumiu dos prêmios principais. Eu jurava que King Kong, de Peter Jackson, seria indicado. O filme é Hollywood. É. Mas o auê não foi suficiente.

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