o s c a r B U Z Z

terça-feira, janeiro 23

[as outras categorias]

A principal surpresa na categoria de melhor ator é o fato de Leonardo Di Caprio ter sido citado por Diamante de Sangue, o que o deixa sem chances na disputa e termina sendo um demérito na corrida de Os Infiltrados como melhor filme. De resto, só o esperado: Forest Whitaker, favorito, Peter O'Toole, seu principal concorrente, Will Smith e Ryan Gosling, que virou o azarão do ano. Curiosamente, apenas o filme de Di Caprio tem mais indicações. Todos os outros só concorrem aqui. E nada de Borat! A categoria de melhor atriz foi, como esperado, óbvia: Helen Mirren, favorita por A Rainha, Judi Dench, Kate Winslet, Meryl Streep e Penélope Cruz, que provou que tem carisma em Hollywood sendo a única indicação de Volver, inexplicavelmente esnobado entre os estrangeiros.

Entre os atores coadjuvantes, a omissão de Jack Nicholson em detrimento de Mark Wahlberg chama atenção e não ajuda muito a candidatura de Os Infiltrados. Sem Jack, Eddie Murphy tem cara de favorito absoluto por seu papel em Dreamgirls. Djimon Honsou, por Diamante de Sangue, que se revelou uma surpresa com cinco indicações, terminou virando um azarão ao lado de Alan Arkin, por Pequena Miss Sunshine, que tem a idade a seu favor. Brad Pitt e Ben Affleck e Michael Sheen evaporaram. A lista de melhor atriz coadjuvante é a que quase todo mundo apostava. Jennifer Hudson, assim como Murphy, é favorita. As duas atrizes de Babel têm alguma chance (Rinko Kikuchi à frente). Não acredito que Cate Blanchett, que ganhou recentemente por O Aviador, tenha qualquer chance. Abigail Breslin pode ser uma surpresa na festa ainda mais se Pequena Miss Sunshine perder em roteiro.

O prêmio de roteiro original tem três candidatos fortes: Babel, Pequena Miss Sunshine e A Rainha. O primeiro ganha se a Academia quiser ser ousada (já foi no ano passado, ou acha que foi). O segundo, se a Academia quiser guardar um prêmio pros indies. E o terceiro, se for tradicional, séria, clássica. Cartas de Iwo Jima, sem chances, e O Labirinto do Fauno, que seria uma adorável zebra. Dançaram Mais Estranho que a Ficção, Vôo United 93 e Volver. Os roteiros adaptados guardaram a surpresa da indicação de Borat, que pode garantir a cota ousada da noite, e confirmou Filhos da Esperança, que não disputa o WGA. Os clássicos Notas sobre um Escândalo e Pecados Íntimos enfrentam Os Infiltrados, reforço na indicação a melhor filme. Obrigado por Fumar perdeu o fôlego e O Diabo Veste Prada não empolgou.

Na disputa pelo Oscar de direção, é difícil não temer que Clint Eastwood surpreenda por Cartas de Iwo Jima, ainda mais depois de ser lembrado entre os melhores filmes, mas desta vez ele concorre por um longa em japonês, que teve só quatro indicações e ganhou o Oscar faz dois aninhos apenas. Parece muito improvável. Paul Greengrass, sem nod entre os melhores filmes, parece sem chances por Vôo United 93. Sobrariam três nomes: Stephen Frears, mas A Rainha parece ter possibilidades reduzidas fora das esferas de atriz e roteiro; Alejandro Gonzalez Iñarritu, por Babel, mas seu nome ainda não tem tanto peso para garantir um primeiro prêmio em toda a corrida deste ano para o diretor; e Martin Scorsese, por Os Infiltrados, que já concorreu cinco vezes, para morrer na praia. ainda é o favorito, mas será mesmo que desta vez, vai? Tomara.

3 Comments:

  • a maior surpresa foi como eles esnobaram dreamgirls!

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 23, 2007 11:57 AM  

  • Acho muito difícil "Iwo Jima" ser pior que "Os Infiltrados". Na dúvida, torço pelo Clint. Seria muito chato o Marty desencantar justamente com um filme tão menor... Mas acho que a vitória dele é a mais provável.

    By Blogger Marcelo V., at janeiro 23, 2007 12:34 PM  

  • Muitos críticos dizem que a interpretação do Leo em "Diamante de Sangue" é superior a de "Os Infiltrados", alguns contando-o para surpreender na cerimônia do Oscar. Apostei nele nas indicações.
    "Volver" não entrou para a lista de estrangeiro pelo simples fato de ser muito ruim, "na minha opinião". =P
    Abraçuuuuuu.

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 25, 2007 6:43 AM  

Postar um comentário

<< Home


 
online