o s c a r B U Z Z

sábado, janeiro 20

[perspectivas: atriz]



1 (1) Helen Mirren, por A Rainha
2 (2) Meryl Streep, por O Diabo Veste Prada
3 (4) Judi Dench, por Notas sobre um Escândalo
4 (3) Penelope Cruz, por Volver
5 (5) Kate Winslet, por Pecados Íntimos

É a categoria mais fechada, em que menos se esperam surpresas. Se elas acontecerem, será um choque. Helen Mirren tem o prêmio mais garantido do ano por sua performance em A Rainha. A britânica deverá ter sua terceira indicação e seu primeiro Oscar. Concorreu em absolutamente todos os prêmios e ganhou a maioria absoluta. No Globo de Ouro, obteve o feito inédito de ser premiada pelas interpretações como Elizabeth I e Elizabeth II. Se não reprisar essa carreira no Kodak Theatre, vamos ter certeza de que a Academia gosta mesmo de Meryl Streep.

Meryl, por sinal, é outra certeza entre as cinco finalistas. Perfeita em O Diabo Veste Prada, ainda deve receber o lucro de sua ótima interpretação em A Última Noite, que infelizmente não deve ter menção. O filme é um hit, a mulher é quase um sinônimo de Hollywood e teve dezenas de citações, indicações, entre elas uma ao SAG, e prêmios, como o Globo de Ouro para atrizes em comédias ou musicais. Só vai perder porque este é o ano Helen Mirren.

A Academia deveria disponibilizar apenas quatro vagas para melhor atriz já que sempre, invariavelmente, indica Judi Dench. Desde o começo da corrida, sua interpretação em Notas sobre um Escândalo, onde faz parceria com Cate Blanchett, outra muito cotada entre as coadjuvantes, vem sendo considerada indicação certa. As citações no Globod e Ouro e no SAG só coroam essa tendência.

Volver é a chance que a Academia esperava para dizer a Penelope Cruz que a ama. Dois fatores contam bastante: é a performance mais Sophia Loren de Penelope (nada excepcional, mas sempre exuberante) e é um filme de Pedro Almodóvar, que até pouco tempo era dado como vitória certa entre os estrangeiros, com possibilidades até na categoria central. Pois bem, o filme perdeu espaço, não tem mais chances entre os principais e deve perder até em estrangeiro. E Penelope continou inabalada, deixando norte-americanas para trás, com direito à indicação do Globo de Ouro e do guild.

Kate Winslet, uma eterna favorita da Academia, deve ocupar a quinta vaga pelo drama familiar Pecados Íntimos, um tradicional filme de elenco e roteiro que tenta revelar os segredos das famílias da América. Ótima atriz, era ainda uma indicação incerta, mas viu sua principal concorrente a essa última vaga, Annette Bening, ser prejudicada pela acolhida fria a seu filme. Com citações por todos os lados, mais o GG e mais o SAG, fechou a lista.

6 (6) Annette Bening, por Correndo com Tesouras
7 (7) Maggie Gyllenhaal, por Sherrybaby
8 (9) Sienna Miller, por Factory Girl
9 (10) Naomi Watts, por The Painted Veil
10 (11) Gretchen Mol, por The Notorious Bettie Page

Annette Bening começou como uma das favoritas ao prêmio por Correndo com Tesouras - é uma veterana e esteve bem perto de ganhar duas vezes; perdendo nas duas para Hilary Swank -, mas viu Helen Mirren e Meryl Streep se consolidarem. Com o tempo, seu filme não teve a acolhida esperada e seu espaço foi sendo cedido para Judi Dench, Penelope Cruz e Kate Winslet. Se aparecer na lista do Oscar, será uma surpresa, prova de muito carisma ou de muito lobby.

Maggie Gyllenhaal tem um daqueles anos de operário padrão. Além de Sherrybaby, pelo qual foi elogiadíssima, fez Mais Estranho que a Ficção e As Torres Gêmeas, pelos quais chegou a ser cotada como atriz coadjuvante há algumas semanas. Hoje, não tem chnaces, mas há quem aposte que ela seja a surpresa da lista de melhor atriz. Sienna Miller, Naomi Watts e Gretchen Mol só estão aqui para completar a lista. Nenhuma tem chance de aparecer entre as indicadas

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home


 
online