o s c a r B U Z Z

sábado, janeiro 20

[perspectivas: filme]



1 (1) Os Infiltrados (Warner), de Martin Scorsese
2 (2) Dreamgirls (Dreamworks), de Bill Condon
3 (4) Babel (Paramount), de Alejandro Gonzalez Iñarritú
4 (6) A Rainha (Miramax), de Stephen Frears
5 (5) Pequena Miss Sunshine (Fox),de Jonathan Dayton & Valerie Faris

Mesmo sem ter ganho o Globo de Ouro, a meu ver, Os Infiltrados ainda é o filme com mais chances de ser indicado - e de ganhar o Oscar. Como o filme virou um sucesso de público e assumiu a condição de Oscar contender, ganha muitos pontos. A condição de frontrunner está menos definida, mas o longa é um franco favorito da crítica e está presente em todos os grandes guilds. Além do mais, é a terceira chance da Academia premiar o Scorsese que concorre a trinta anos e nunca ganha.

Dreamgirls teve sua indicação assegurada com o Globo de Ouro depois de um momento meia-boca de sua carreira. Musical, biografia, Supremes, Tony, Beyoncé, Eddie Murphy: a fórmula tem cara de Oscar, não tem não? As indicações no PGA e no DGA dão credencial para o filme, que deverá ser bastante lembrado na maioria das categorias técnicas. Me parece impossível um não-indicação.

Babel era incerteza entre os indicados até que ganhou o Globo de Ouro e agora só se fala dele, que é finalista do PGA e do DGA. Acho dificílimo ele ganhar o Oscar pela semelhança estrutural e temática com Crash, premiado no ano passado, mas o filme de Inãrritu deve papar uma pá de indicações.

A Rainha corre ao largo dos favoritos desde o começo, o que lhe dá uma perenidade impressionante, embora se escore na interpretação de Helen Mirren. O filme de Stephen Frears deve ocupar a vaga destinada aos filmes ingleses, mais clássicos, sérios, tradicionais, ainda mais com o apoio de um Globo de Ouro de roteiro, outro de atriz e indicações aos guilds de diretores, produtores e atores e roteiristas.

A indicação dos indies norte-americanos deve ser de Pequena Miss Sunshine, que ganhou status de comédia família, ainda que desregrada. Não tem o mesmo talento de um Os Excêntricos Tenenbaums, mas virou hit da crítica, tem indicações ao PGA e DGA e apareceu com força na maioria dos prêmios dos jornalistas.

6 (3) Cartas de Iwo Jima (Warner), de Clint Eastwood
7 (7) Vôo United 93 (Universal), de Paul Greengrass
8 (18) O Labirinto do Fauno (Picturehouse), de Guillermo del Toro
9 (10) Pecados Íntimos (New Line), de Todd Field
10 (8) A Conquista da Honra (Dreamworks), de Clint Eastwood

Cartas de Iwo Jima falhou feio nos guilds, sendo preterido em todos os que importam. De favorito passou à condição de azarão. Se aparecer na lista vai ser uma surpresa. Clint Eastwood tem que administrar o fato de que ganhou dois prêmios por Menina de Ouro, há dois anos, e outros dois por Os Imperdoáveis, de 1992, já que a Academia não gosta muito de reprises. Só mesmo o imenso carisma doi diretor pode reverter esse cenário. A Conquista da Honra, no entanto, não tem esperanças mesmo.

Vôo United 93 sofre pelo fato de não ter sido finalista nos guilds, mas é uma indicação possível devido aos vários prêmios e citações como melhor do ano. O Labirinto do Fauno cresceu bastante, a ponto de ter mais chances do que candidatos norte-americanos, mas o filme de Del Toro deve ter mais sucesso entre os longas estrangeiros. Pecados Íntimos pode seduzir aquele grupo da Academia que adora filmes sobre famílias e segredos familiares, mas isso não parece ser suficiente para ganhar indicação aqui.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home


 
online