[screen actors guild of america - reações]
Provavelmente já há vários textos por aí apontando Pequena Miss Sunshine como provável vencedor do Oscar de melhor filme porque ganhou o prêmio de melhor elenco na festa do Screen Actors Guild of America, na noite passada. Desde que, no ano passado, o intagável Crash, de Paul Haggis, venceu nesta categoria e terminou papando um surpreendente Oscar, virou moda dizer que se o elenco ganha aqui, o filme é eleito lá. Eu sinceramente acho que não é bem assim. Me parece muito mais que os oscarwatchers estão querendo buscar novas regras para seus delicioso hobby de adivinhar o que vai acontecer no Kodak Theatre depois que a antecipação da festa em um mês causou um rebuliço onde a importância dos precursores na corrida pelo Oscar perdeu a força.
O prêmio do SAG é relativamente novo. Esta foi apenas a décima terceira edição. A categoria de melhor elenco para cinema começou a ser entregue um ano depois. A lista de premiados neste quesito inclui: Sideways (2004), O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei (2003), Chicago (2002), Assassinato em Gosford Park (2001), Traffic (2000), Beleza Americana (1999), Shakespeare Apaixonado (1998), Ou Tudo, Ou Nada (1997), A Gaiola das Loucas (1996) e Apollo 13 (1995). Ou seja, além de Crash, apenas quatro dos outros dez filmes premiados nesta categoria ganharam o Oscar de melhor filme (em 1998, 1999, 2002 e 2003). Esse retrospecto seria suficiente para garantir o Oscar principal para Pequena Miss Sunshine? Eu acho que não.
Não que eu descarte o longa de uma eventual vitória porque neste ano eu acho que pode acontecer absolutamente tudo na corrida. A Academia pode fazer de Os Infiltrados um grande pedido de desculpas por tantos anos sem premiar o Martin Scorsese, mas será que uma vitória como diretor, que hoje eu volto a achar que vai acontecer suficiente para este perdão? Ou eles podem ainda, como aposta o bom-de-chute Kris Tapley, dar o prêmio máximo para Cartas de Iwo Jima só para ver o Clint Eastwood, que eles amam, e o Steven Spielberg, outro adorado, subirem junto ao palco. Mas um longa em japonês ganhando o Oscar de melhor filme? Aliás, um longa em língua estrangeira ganhando o Oscar de melhor filme? Seria inédito.
Mas eles estão cheios de alternativas: podem ainda ir de "filme sério" e escolher Babel, mas eles não já foram de "filme sério" no ano passado? Nisso, que tal um filme sério com um quê clássico como A Rainha? Ele tem indicações de direção, atriz e roteiro, o que reforça suas chances e ainda teve uma surpreendente inclusão em figurinos, o que mostra a vontade de premiá-lo. Seria uma saída inteligente? Ou, como já aconteceu em 1981, quando Carruagens de Fogo ganhou de Reds, ou em 1989, quando Conduzindo Miss Daisy derrotou Nascido em Quatro de Julho, a Academia pode muito bem escolher o filme indie, família, mais fofinho, que no caso seria Pequena Miss Sunshine. O filme já ganhou o prêmio dos produtores e os oscarwatchers ficariam felizes porque isso justificaria a nova tese deles, furada, sobre o SAG de elenco. Humm... quem sabe?
De resto, os prêmios de atores parecem se cristalizar nos óbvios. Forest Whitaker deve vencer a menos que eles resolvam pagar os débitos de oito indicações sem prêmios para o Peter O'Toole, mesmo com um conjunto da obra debaixo do braço. Sobre a Helen Mirren, a única frase possível é: ela não tem como perder. Jennifer Hudson parece uma vitória muito certa já que os próprios atores já a aprovaram. E a concorrência não é forte. Blanchett ganhou recentem,ente, Winslet está num filme sem força e Barraza e Kikuchi são estrangeiras e desconhecidas demais. Tomara que depois disso ninguém ache que reality show termina em Oscar. Já pensou a Grazi Massafera ou o Jean Wyllys querendo fazer Shakespeare? Por fim, há o Eddie Murphy. Acho que ele vai ganhar porque tem um carisma enorme e se encaixa no quesito "redescoberta". Mas é a categoria onde pode haver surpresas. Eu diria que Arkin, Wahlberg e Hounsou têm chances iguais de surpreender. Mas são poucas.
O prêmio do SAG é relativamente novo. Esta foi apenas a décima terceira edição. A categoria de melhor elenco para cinema começou a ser entregue um ano depois. A lista de premiados neste quesito inclui: Sideways (2004), O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei (2003), Chicago (2002), Assassinato em Gosford Park (2001), Traffic (2000), Beleza Americana (1999), Shakespeare Apaixonado (1998), Ou Tudo, Ou Nada (1997), A Gaiola das Loucas (1996) e Apollo 13 (1995). Ou seja, além de Crash, apenas quatro dos outros dez filmes premiados nesta categoria ganharam o Oscar de melhor filme (em 1998, 1999, 2002 e 2003). Esse retrospecto seria suficiente para garantir o Oscar principal para Pequena Miss Sunshine? Eu acho que não.
Não que eu descarte o longa de uma eventual vitória porque neste ano eu acho que pode acontecer absolutamente tudo na corrida. A Academia pode fazer de Os Infiltrados um grande pedido de desculpas por tantos anos sem premiar o Martin Scorsese, mas será que uma vitória como diretor, que hoje eu volto a achar que vai acontecer suficiente para este perdão? Ou eles podem ainda, como aposta o bom-de-chute Kris Tapley, dar o prêmio máximo para Cartas de Iwo Jima só para ver o Clint Eastwood, que eles amam, e o Steven Spielberg, outro adorado, subirem junto ao palco. Mas um longa em japonês ganhando o Oscar de melhor filme? Aliás, um longa em língua estrangeira ganhando o Oscar de melhor filme? Seria inédito.
Mas eles estão cheios de alternativas: podem ainda ir de "filme sério" e escolher Babel, mas eles não já foram de "filme sério" no ano passado? Nisso, que tal um filme sério com um quê clássico como A Rainha? Ele tem indicações de direção, atriz e roteiro, o que reforça suas chances e ainda teve uma surpreendente inclusão em figurinos, o que mostra a vontade de premiá-lo. Seria uma saída inteligente? Ou, como já aconteceu em 1981, quando Carruagens de Fogo ganhou de Reds, ou em 1989, quando Conduzindo Miss Daisy derrotou Nascido em Quatro de Julho, a Academia pode muito bem escolher o filme indie, família, mais fofinho, que no caso seria Pequena Miss Sunshine. O filme já ganhou o prêmio dos produtores e os oscarwatchers ficariam felizes porque isso justificaria a nova tese deles, furada, sobre o SAG de elenco. Humm... quem sabe?
De resto, os prêmios de atores parecem se cristalizar nos óbvios. Forest Whitaker deve vencer a menos que eles resolvam pagar os débitos de oito indicações sem prêmios para o Peter O'Toole, mesmo com um conjunto da obra debaixo do braço. Sobre a Helen Mirren, a única frase possível é: ela não tem como perder. Jennifer Hudson parece uma vitória muito certa já que os próprios atores já a aprovaram. E a concorrência não é forte. Blanchett ganhou recentem,ente, Winslet está num filme sem força e Barraza e Kikuchi são estrangeiras e desconhecidas demais. Tomara que depois disso ninguém ache que reality show termina em Oscar. Já pensou a Grazi Massafera ou o Jean Wyllys querendo fazer Shakespeare? Por fim, há o Eddie Murphy. Acho que ele vai ganhar porque tem um carisma enorme e se encaixa no quesito "redescoberta". Mas é a categoria onde pode haver surpresas. Eu diria que Arkin, Wahlberg e Hounsou têm chances iguais de surpreender. Mas são poucas.
8 Comments:
Não sei, Chico...
Eu acho que o Oscar fica entre Os Infiltrados e Pequena Miss Sunshine, com o segundo, no momento, passos a frente do filme de Scorsese.
By Anônimo, at janeiro 29, 2007 5:58 AM
Uma diferença básica entre "Pequena Miss Sunshine" e "Conduzindo Miss Daisy", último filme que ganhou o Oscar sem o diretor ter sido indicado, é que o último tinha 9 indicações e era o mais indicado do ano. "Sunshine" tem só quatro.
By CHICO FIREMAN, at janeiro 29, 2007 6:48 AM
Acho Scorsese favorito, Clint, azarão.
By Marcelo V., at janeiro 29, 2007 9:35 AM
A Kate Winslet foi indicada em Atriz. A Abigail Breslin está num filme com forças sim.
E só WGA dirá se Pequena Miss Sunshine está com essa bola toda mesmo.
By Anônimo, at janeiro 29, 2007 10:43 AM
Concordo com o Marcelo e o Wallace.
"Pequena Miss Sunshine" parece estar com força, Chico. Eu não acreditava nem um pouco nesse filme, mas agora, tenho a impressão de que ele levará pra casa o prêmio de Melhor Filme.
Ainda não o assisti, por incrivel que pareça. Consegui trazê-lo para o Espaço Unibanco daqui, apenas a partir de 09 de fevereiro. "Os Infiltrados", depois das indicações, voltou aos cinemas com maior destaque. Scorsese ainda é Scorsese para o grande público!
By Anônimo, at janeiro 30, 2007 4:25 AM
Muito legal seu blog. Também já visitei o Filmes do Chico, que conheci através do blog Spoiler. O SAG desse ano foi muito chato, especialmente pelos prêmios bem previsíveis. Como a votação ocorreu antes de saírem os indicados ao Oscar, já desconfio que Eddie Murphy e Jennifer Hudson não repetirão esses resultados alcançados no SAG e no GG. "Pequena Miss Sunshine" é meu favorito na corrida ao Oscar e espero mesmo que vença, mas também ficaria feliz com um prêmio para "Os Infiltrados" ou "Babel" - só não gostaria de ver o Eastwood novamente premiado. Meus palpites: "Miss Sunshine" para filme, "Infiltrados" em direção, Whitaker para ator, Mirren para atriz, Arkin e Hudson para coadjuvantes.
By Anônimo, at janeiro 30, 2007 3:56 PM
eu acho que um dos coadjuvantes do Miss Sunshine pode surpreender. Tanto a Abgail Breslin quanto o Alan Arkin tem razoáveis chances de ganhar.
e pra Filme aposto em Os Infiltrados. Mas esse é um ano em que tudo pode acontecer...
By Christopher Faust, at fevereiro 06, 2007 9:17 PM
kris tapley, "bom de chute"? err... em categorias específicas, sim. mas qto ao geral ele sai com umas às vezes de amargar. e ele só deixa pra reconhecer q está errado na última hora possível. jamais vou esquecer no ano passado, q ele teimou com Cinderella Man entre as suas previsões de filme até menos de uma semana antes das indicações. aí esse ano ele disse q LFIJ ia ser esnobada em TODAS as categorias, só pra prever q o filme vai levar o caneco esse ano... bom, ao menos ele teve o bom senso de escrever no post dessa semana q, se até domingo o filme não demonstrar que tem uma campanha de fôlego e é capaz de gerar buzz, ele vai abandonar essa aposta.
e esse buzz todo de LMS tem mais cara de buzz de Moulin Rouge do que de buzz de Crash, na boa. parece muito mais coisa da mídia e dos analistas de plantão do que uma resposta genuinamente vinda de votantes. ainda não vejo ele como tendo mais chances que os demais, não.
By f., at fevereiro 07, 2007 7:56 AM
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