o s c a r B U Z Z

terça-feira, janeiro 23

[um dia muito quente]



Faz muito calor em Salvador. A temperatura deve estar na casa dos 30 graus, mas a sensação térmica, sobretudo agora ao meio-dia é de uns dez graus a mais. Mas é em Los Angeles que os termômetros subiram muito nesta terça-feira. As indicações ao Oscar deixaram mais acirrada, mais confusa e mais imprevisível a corrida pelo título de melhor do ano no cinema. Ao contrário do que todos, ou praticamente todos, previam, Clint Eastwood provou seu imenso carisma junto aos membros da Academia, driblou a esnobada quase que completa dos guilds e é candidato ao prêmio de melhor filme com seu longa, falado em japonês, Cartas de Iwo Jima, desfigurando a lista de cinco pretensos finalistas cristalizada nas últimas semanas. Clint também conseguiu a esperada vaga de melhor direção e o filme é finalista em mais duas categorias: roteiro original e edição de som.

A inclusão do filme de Clint deixou o quadro, que já era complicado de se prever, mais confuso ainda. Dos cinco filmes que todo mundo previa para a categoria principal, o filme de Eastwood vem ocupar uma das vagas consideradas mais definidas, a de Dreamgirls. Apesar de ter ganho oito indicações, o maior número entre os filmes indicados neste ano, o musical é o grande perdedor do dia, sendo excluído das categorias de melhor filme e direção. O filme de Bill Condon ganhou as esperadas indicações de ator e atriz coadjuvantes, direção de arte e figurinos, além de mixagem de som e três (sim, três enquanto todo mundo previa só uma) canções.

Neste quadro, quem ganha destaque é Babel, de Alejandro Gonzalez Iñarritu, que concorre em sete categorias e é o que mais se assemelha a um frontrunner neste ano louco. Brad Pitt foi esnobado como eu imaginava, mas a dupla indicação em atriz coadjuvante aconteceu mesmo, com Rinko Kikuchi e Adriana Barraza. O longa disputa ainda nas categorias de melhor filme, direção e roteiro, mais montagem e trilha sonora. Ficou bastante forte na disputa e agora realmente tem chances de ganhar melhor filme. Eu, numa opinião muito pessoal, duvido que ganhe por todos os motivos que eu já enumerei nos últimos posts, mas quem iria prever que um concorrente de peso como Dreamgirls fosse sair da disputa?

Os Infiltrados ganhou as esperadas indicações como melhor filme, direção para o Martin Scorsese que nunca ganhou um Oscar, roteiro e montagem, estas duas últimas importantes para deixar o filme na disputa real pelo prêmio principal. Mas seu ponto fraco foi o elenco, que só foi lembrado com o aparecimento de Mark Wahlberg entre os atores coadjuvantes. Esqueceram do Jack Nicholson, nunca imaginaria algo assim! O que pesou mais - contra - é certamente a exclusão de Leonardo Di Caprio, que, na disputa com ele mesmo, foi lembrado por seu desempenho em Diamante de Sangue. Nesta disputa filme a filme, Babel ganha no número de indicações (7 contra 5) e no de atores indicados (3 contra 1). Nas categorias técnicas importantes, os dois empataram em roteiro e montagem, foram esnobados em fotografia, mas Iñarritu tem uma lembrança em trilha sonora a seu favor.

O vencedor do prêmio do Producers Guild of America, Pequena Miss Sunshine, foi menos lembrado do que se cogitava, ficando com quatro indicações: filme, roteiro original, ator coadjuvante para Alan Arkin e atriz coadjuvante para a Miss Sunshine em si, Abigail Breslin. Os casal de diretores ficaram de fora. A vaga deles, comparando a lista de direção com a de melhor filme, foi parar nas mãos de Paul Greengrass, por Vôo United 93, que eu tirei da minha lista de apostas na última rodada. Foda, né? Sem menção na direção e sem um nod na montagem, as chances de o filme na categoria principal parecem quase zeradas.

Isso coloca A Rainha na posição de azarão do ano na disputa de melhor filme, já que teve seis indicações, entre elas filme, direção, roteiro original e trilha sonora, além de ter sido lembrado surpreendentemente em figurinos e do Oscar mais certo deste ano, o de melhor atriz para Helen Mirren. É azarão porque uma eventual vitória de Cartas de Iwo Jima (que é em japonês e de um diretor que já ganhou dois Oscars, um deles recentemente) ou Pequena Miss Sunshine (sem indicação para direção, o que raramente transforma um filme em vencedor na categoria principal) parece improvável. Então, sobrariam Babel, que parece demais com Crash, vencedor do ano passado, o que me parece quase fatal para suas chances de vitória, e Os Infiltrados, que tem a sombra de um Martin Scorsese que só concorre e nunca ganha.

Em breve, mais comentários.

4 Comments:

  • Há! Eu sabia! Ainda acho que Babel vai ganhar e digo isso sem o menor prazer...

    By Blogger Bruno Amato, at janeiro 23, 2007 10:30 AM  

  • Eu lhe disse em outubro que Babel era favorito, vc não me ouviu...Curioso que ontem quando atualizava minhas estatísticas, notei que "DreamGirls" caiu muito. Quase ficou de fora na minhas previsões de filme e só ficou dentro por causa da esnobada geral de "Letters" nos guilds. Mas meu grande choque vem mesmo da exclusão de "Volver" na categoria de estrangeiros.

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 23, 2007 11:03 AM  

  • Muito legal a entrada de "Iwo Jima" e do Wahlberg _este sendo o prêmio mais merecido para "Os Infiltrados". Del Toro é a grande barbada.

    By Blogger Marcelo V., at janeiro 23, 2007 12:35 PM  

  • E o mais bacana é que antes de carismático, Clint é um grande realizador e só vem melhorando com os anos.

    By Anonymous Anônimo, at janeiro 26, 2007 5:04 AM  

Postar um comentário

<< Home


 
online